Moscas Volantes

O que são moscas volantes ou floaters?

São pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha que parecem mover-se na frente de um ou de ambos os olhos. São percebidas mais facilmente durante a leitura ou quando se olha para uma parede branca.

Não se trata propriamente de uma doença, mas de um sintoma que pode surgir espontaneamente ou manifestar-se em situações como inflamações oculares, após cirurgias e após trauma no olho.

Quais é a causa das moscas volantes?

Durante o processo natural do envelhecimento, o vítreo – fluido gelatinoso que preenche o globo ocular – torna-se menos viscoso e contrai-se, podendo se separar da retina em alguns pontos, sem causar danos à visão. Esta condição é chamada de Descolamento do vítreo posterior. A sensação visual de enxergar moscas volantes é gerada pelas sombras de proteínas ou de minúsculas partículas desse vítreo liquefeito que se separou da retina.

Embora se tenha a sensação de que as moscas volantes estejam na frente do olho, na realidade, elas estão flutuando no vítreo, dentro do olho. Nem sempre as moscas volantes interferem na visão. Mas, quando passam pela linha de visão as partículas bloqueiam a luz e lançam sombras na retina, a parte posterior do olho onde se forma a imagem.

Enxergar moscas volantes pode significar algo grave?

Quando a causa das moscas volantes limita-se ao vítreo, apesar de desconfortável, geralmente não traz problemas mais graves. Comumente, os sintomas tornam-se menos perceptíveis em algumas semanas ou meses.

Entretanto, em um minoria dos casos, a contração do vítreo pode provocar um rasgo da retina ou sangramento retinindo em razão de uma tração causada pelo deslocamento abrupto do gel vítreo. Nesse caso, o quadro pode evoluir para uma condição muito grave chamada descolamento da retina, que exige tratamento cirúrgico específico.

Alguns sintomas podem sugerir a ocorrência de tração da retina em conjunto com as moscas volantes, entre eles:  surgimento repentino das moscas volantes, aumento da quantidade de moscas volantes ou percepção de flashes de luz na periferia da visão.

Portanto, mesmo sendo benigno na maioria das pessoas, esse sintoma deve sempre ser avaliado pelo Médico Retinólogo (Oftalmologista especialista em doenças de retina), uma vez que, pode cursar com alterações de retina, como rasgos, sangramento e inflamações.

Existe tratamento para moscas volantes?

Caso as moscas volantes não estejam relacionadas a um problema sério, como rasgos na retina, não será necessário tratamento.  No entanto, se as moscas volantes estiverem associadas a uma tração importante ou rasgo de retina, esta área deve ser selada com laser argônico ou por crioterapia, a fim de evitar que eles provoquem o descolamento da retina.