Ametropias – Miopia/ Hipermetropia/ Astigmatismo

Os distúrbios mais comuns da visão são as alterações de focalização, também conhecidos como Ametropias ou Erros de Refração. As ametropias ocorrem quando a forma de córnea ou do cristalino não é regular o suficiente para focalizar os raios luminosos no fundo do olho. Essa incapacidade de foco causa as condições conhecidas como: miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Mais especificamente, nos casos de miopia, o foco do objeto que se quer enxergar não alcança as células da retina no fundo do olho; é por esta razão que os pacientes míopes só enxergam bem quando estão muito próximos ao objeto. Já nos casos de hipermetropia, a focalização do objeto ultrapassa as células do fundo do olho, portanto para enxergar melhor os hipermetropes se afastam mais dos objetos. No astigmatismo, a superfície do olho e/ou o próprio cristalino (lente interna dos olhos) possui irregularidades que não proporcionam foco adequado dos raios luminosos no fundo do olho, portanto dependendo do grau dessa irregularidade, o paciente pode apresentar dificuldade de enxergar tanto para longe quanto para perto.

O tratamento das ametropias pode ser realizado através do uso de óculos, lentes de contato ou da realização de cirurgia refrativa.