Retinopatia da Prematuridade

A Retinopatia da Prematuridade acomete bebês prematuros ou com baixo peso ao nascimento (os bebês nascidos antes de 32 semanas de gestação e com peso abaixo de 1500 gramas são os mais propensos).

Quando o bebê nasce prematuro, a retina (porção interna do olho responsável por receber a luz) ainda não está completamente formada e terá que finalizar seu desenvolvimento no meio externo fora do útero. Algumas vezes, a região onde a retina ainda não se desenvolveu passa a ser agredida pelo oxigênio da incubadora, necessário para a respiração do bebê. Como resposta a essa agressão, pode haver crescimento anormal e desorganizado dos vasos sangüíneos que suprem a retina do bebê. Esses vasos podem sangrar e, em casos mais sérios, a retina pode descolar e ocasionar a perda da visão da criança.

Portanto, todo bebê prematuro deve ser monitorado por um oftalmologista especializado em Retina (Retinólogo). A solicitação ou o pedido do exame deve ser feito pelo pediatra responsável e/ou pelos pais da criança.