Retinopatia Diabética

A retina é o tecido localizado na porção mais interna do globo ocular, ou seja, o fundo do olho. É formado por células de origem neural, que são responsáveis por receber o estímulo luminoso que entra no olho. Esse estímulo é enviado ao cérebro, que o transformará em visão.

A retina é nutrida por vasos sanguineos e, ao longo da vida do paciente diabético, as estruturas desses vasos podem ser danificadas pelo excesso de açúcar presente no sangue. Uma vez danificado, os vasos sanguineos ficam mais frágeis e susceptíveis a rompimentos que causam inchaço e sangramento dentro do olho e que reduzem o aporte de oxigênio para as células da retina, fazendo com que boa parte dessa região não funcione corretamente. Assim, a absorção de luz fica reduzida, prejudicando a formação da visão.

Com relação às medidas preventivas, é possível sim evitar as complicações graves da diabetes no olho. Para isso, deve ser realizado exame oftalmológico e mapeamento de retina periódicos e, o paciente deve obedecer a um controle rigoroso da glicemia e dos fatores que podem acelerar o aparecimento ou agravamento da retinopatia, como a Hipertensão arterial e o Colesterol alto. O exame da visão no diabético deve ser sempre realizado por um médico oftalmologista especialista em doenças de Retina e do Vítreo.