Mudança de hábitos de vida pode ajudar pacientes com glaucoma a preservar a visão

Mudança de hábitos de vida pode ajudar pacientes com glaucoma a preservar a visão

O glaucoma é uma das principais causas de perda de visão na população.  A doença provoca lesão irreversível no nervo óptico, que transmite informações visuais da retina para o cérebro. Na maioria dos casos a doença progride lentamente, compromentendo inicialmente a visão periférica. Como os sintomas são muito vagos ou não aparecem nos estágios inicias da doença, cerca de metade das pessoas acometidas não sabem que o têm.

Durante o Mês de Conscientização sobre o Glaucoma, em janeiro, a Academia Americana de Oftalmologia lembrou todos sobre a importância do exame oftalmológico para a detecção precoce da doença e tratamento, e chamou a atenção para algumas mudanças de estilo de vida que podem ajudar a proteger sua visão, como:

  1. Pratique regularmente uma atividade física:  Um estudo recém publicado em Oftalmologia, a revista da Academia Americana de Oftalmologia, mostrou que as pessoas que se dedicam à atividade física podem diminuir a perda de visão causada pelo glaucoma.
  2. Meditação: Um novo estudo publicado no mês passado no Journal Glaucoma mostrou que meditar pode corroborar para a redução da pressão ocular em pacientes com glaucoma e melhorar sua qualidade de vida, diminuindo os hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol.
  3. Dieta rica em frutas e vegetais, especialmente os verdes: Um estudo mostrou pessoas que fazem dieta rica em folhas têm um risco 20 a 30% menor de desenvolver glaucoma. A razão? O nitratos presentes em vegetais verdes podem ser convertidos em óxido nítrico, que pode melhorar o fluxo sanguíneo e ajudar a regular a pressão dentro do olho.]
  4. Não fume: Fumar cigarros aumenta o risco de glaucoma e tem um impacto geral negativo sobre a saúde dos olhos.
  5. Mantenha um peso corporal saudável: As pessoas com um índice de massa corporal (IMC) mais alto têm maior risco de desenvolver diabetes, e ter diabetes coloca as pessoas em risco de glaucoma. Ter um IMC muito baixo também pode estar associado ao aumento do risco de glaucoma.
  6. Individuos acima de 40 anos e/ou com história de glaucoma na família devem fazer exames oftalmológicos periódicos para avaliar os riscos de desenvolver a doença
Compartilhe: